quinta-feira, 24 de julho de 2014

A Apple confia em um milhão de usuários para testar o Yosemite


Em um movimento raro, a Apple lançou nesta quinta-feira uma versão beta do seu novo sistema operacional para desktop, OS X Yosemite, para um milhão de "testadores".

A empresa retirou os envoltórios fora de Yosemite, na World Wide Developers Conference em junho e foi aprimorando-o para desenvolvedores desde aquela época, mas esta última versão é um beta que até um milhão de membros do público pode baixar.

Esta é a primeira vez que a Apple ofereceu um beta público do OS X, uma vez que introduziu o sistema operacional em 2000.

Enquanto os membros do público estão sendo convidados para testar o beta Yosemite, Os downloads primeiro precisam ser aprovados pela Apple. Aqueles que baixar o OS deve prometer não divulgar informações sobre a sua experiência de usá-lo, e concorda em não postar screenshots de sua interface com o líquido.

Abrindo Yosemite beta para um grande público está fora do personagem para a Apple, que é conhecido na indústria por sua obsessão com o segredo.

"Eles tiveram betas públicos antes de versões anteriores de um sistema operacional, mas este é o maior que tenho visto até agora", Tim Bajarin, presidente da Creative Strategies, disse TechNewsWorld.

"A Apple quer feedback e teste real para bugs de uma comunidade mais ampla Mac", disse ele. "Aqueles que se inscreverem para isso são mais propensos a ser usuários pesados ​​de Mac, e que eles poderiam fornecer informações valiosas para a Apple antes da versão final for lançada."

Embora raro para a Apple, betas públicos não são incomuns na indústria de software. 

"Eles devem estar começando a perceber que uma análise baseada na comunidade é uma forma eficiente de conseguir boa entrada em produtos", IDC analista Al Gillen disse TechNewsWorld.

"A Microsoft tem feito enormes comentários de dados de produtos do sistema operacional Windows para os últimos 15 a 20 anos", acrescentou.

O beta público também pode refletir o reconhecimento da complexidade do universo Mac.

"Há um conjunto de aplicações e periféricos disponíveis agora muito mais diversificada, e não há nenhuma maneira para a Apple para testar todas as variações possíveis", Bob O'Donnell, fundador e analista-chefe com Technalysis Research, disse TechNewsWorld.

"Isto dá-lhes uma chance de obter um conjunto mais amplo de aplicações e acessórios verificados e ver se eles funcionam ou não, e resolver alguns problemas antes que o produto seja liberado", acrescentou.

Ao mesmo tempo, há riscos para a liberação de um produto inacabado para o público.

"Você pode se abrir para as questões se um monte de gente colocá-lo em suas máquinas primárias e o software passa a ser de buggy", disse O'Donnell.

Apesar desses riscos, que "não ficaria surpreso de ver mais empresas fazendo isso, por causa da diversidade de dispositivos que as pessoas estão usando."

Melhor conectividade

Com Yosemite, a Apple está tomando o OS na direção certa, O'Donnell observou. "Eles estão reconhecendo que as pessoas estão cada vez mais usando vários dispositivos e que a conectividade entre os sistemas é importante."

Muitos desses recursos de conectividade projetados para permitir que o OS X para trabalhar de forma mais harmoniosa com os novos iOS 8 não estará na versão beta pública, no entanto.

Características incluem conectividade permitindo um Mac para controlar um iPhone para chamadas telefônicas e mensagens de texto podem ser enviadas e recebidas a partir de um Mac sem tocar no iPhone.

Você também será capaz de usar um Mac para ligar o hotspot pessoal em um iPhone.

Há um recurso que permite que um Handoff Mac para lembrar a última coisa que você estava fazendo em um dispositivo iOS, e vice-versa, para que possa continuar de onde você parou ao se deslocar de um dispositivo para outro.

Além dos novos recursos de conectividade cruz do dispositivo, a interface do OS X é revisto em Yosemite - é mais plana e se parece mais com iOS. Spotlight, motor de busca embutido do OS X, foi ampliado para que as pesquisas na Web pode ser realizada sem abrir um browser.

Aplicativos nativos da Apple - Safari, Mail e Mensagens - foram reforçadas em Yosemite, também. Além do mais, a Apple está desafiando Dropbox no Yosemite com o iCloud Drive, que permite que a informação seja armazenada em arquivos tradicionais e pastas no iCloud, da Apple.
←  Anterior Proxima  → Página inicial