
Samba é uma implementação open source dos componentes do Microsoft Windows de compartilhamento de arquivos. A maioria dos lançamentos do Linux e uma grande variedade de outros sistemas operacionais usam Samba para lidar com sistemas Windows de compartilhamento de arquivos.
O bug recém-descoberto pode ser explorado através do envio de tráfego especialmente manipulado para um sistema vulnerável. A vulnerabilidade de execução remota de código reside em nmbd NetBIOS daemon do serviço de nomes do Samba e é o resultado da manipulação incorreta do daemon em certas operações de memória. O bug foi encontrado e corrigido por Volker Lendecke, um membro do Samba Equipe que trabalha para Sernet.
"Um navegador malicioso pode enviar pacotes que poderá substituir a pilha do alvo nmbd NetBIOS serviços de nome daemon", um aviso publicado sexta-feira advertiu. "Pode ser possível usar isso para gerar uma vulnerabilidade de execução remota de código como o superusuário (root)."
O post aconselha os usuários a aplicar um patch foi lançado recentemente o mais rápido possível. (Versões recentes do Samba 4.1.11 e 4.0.21 já tem o patch aplicado.)