Nova Vulnerabilidade é encontrada no Android
Um aplicativo móvel gratuito da Kapersky Lab se destina a proteger os usuários contra diversas vulnerabilidades Android. O Scanner Kaspersky Fake ID verifica smartphones e tablets para as ameaças que colocam dados valiosos, privacidade e até mesmo as finanças em risco.
Fake ID é uma das mais notáveis vulnerabilidades encontrados por especialistas da Bluebox Labs-que permite que atacantes para disfarçar qualquer aplicativo, inclusive programas maliciosos como legítimos e desenvolvidos por fornecedores conhecidos. Essa vulnerabilidade permite que os cibercriminosos possa acessar qualquer dispositivo Android com privilégios de administrador e o software é lançado sem o conhecimento do proprietário, este apresenta altos riscos para os usuários.
Medidas Preventivas
Embora, como regra, o Google fecha rapidamente tais vulnerabilidades, de acordo com a Kapersky Labs, milhões de usuários do Android continuam em risco, uma vez que muitas vezes leva os fabricantes de dispositivos muito tempo para atualizar o firmware.
O Malware pode usar essas vulnerabilidades para fazer o seu caminho para smartphones e tablets, muitas vezes disfarçados de aplicativos populares, a fim de roubar dados pessoais armazenados nos dispositivos, sequestrar contas de usuários em redes sociais, furtar dados bancários on-line, etc
Para evitar tais vulnerabilidades, a solução permite que os usuários do Android possa escanear seus dispositivos para evitar ameaças e determinar com segurança que não há aplicativos que possam explorar essas vulnerabilidades.
Se forem detectadas quaisquer ameaças, a ferramenta solicita que o usuário instale uma versão gratuita do Kaspersky Internet Security para Android para remover a vulnerabilidade. Isto irá proteger o aparelho contra códigos maliciosos, independentemente das vulnerabilidades exploradas pelo malware.
O aplicativo é compatível com Android 2.3 e versões posteriores, e está disponível no Google Play.