quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Facebook Messenger Para IOS Vem Com Grande Número de Spyware

Em tempos de espionagem e invasão de privacidade, notícias que dizem que determinadas empresas usam seus programas e serviços para colher dados sobre seus usuários já não nos surpreende mais.

O Facebook, especialmente, já protagonizou alguns casos deste tipo. Mas ele anda abusando da paciência dos usuários. Segundo o pesquisador em segurança Jonathan Zdziarski, o app de mensagens instantâneas Facebook Messenger possui mais códigos do tipo spyware que ferramentas de espionagem profissionais!


Zdziarski twittou:

"[Facebook] Messenger parece ter mais códigos do tipo spyware do que eu vi em produtos destinados especificamente para espionagem corporativa". 

Ele ainda afirma que a rede social de Zuckerberg usa algumas APIs privadas da Apple que até ele não sabia que estavam disponíveis para uso de terceiros. Estas APIs permitem o acesso às mais diversas informações a respeito de seu uso e comportamente na rede social.

Dentre essas informações podemos citar: em que parte da tela você toca, quanto tempo você usa o tablet ou smartphone na horizontal ou vertical, quanto tempo você gasta conversando na rede, quanto tempo ele fica em uso ativo ou em segundo plano e muitos outros dados técnicos. Claro, essas informações servem para o Facebook melhorar a ferramenta e ver como os usuários gostam mais de usar o mensageiro. Mas isso é um prato cheio para aqueles que gostam de teorias da conspiração e de dizer que as grandes corporações estão nos espionando o tempo todo. Se eles sabem até em que parte da tela eu toco, imagine o que eles  sabem sobre a minha vida.

O Facebook não comenta o assunto de forma oficial, mas em resposta ao tweet do pesquisador, ele disse que isso é necessário, pois o Facebook coleta esses dados para fins puramente profissionais, para deixar a ferramenta mais rápida e eficiente.

Em tempo, aproveitando que estamos falando de Facebook para iOS, a rede social falou ao The Next Web e disse que está testando uma nova função com alguns poucos usuários de iOS que permite definir um tempo de auto-expiração para os posts. Assim, você poderia definir um período de 1 hora a 7 dias para o post ser deletado da rede social.
←  Anterior Proxima  → Página inicial