domingo, 7 de setembro de 2014

Malware se propaga com supostas fotos de nudez da atriz Jennifer Lawrence

ESET alerta para golpe online: malware se propaga com supostas fotos de nudez da atriz Jennifer Lawrence
Código malicioso permite que o atacante controle remotamente os sistemas infectados e roube as informações do usuário
Nos últimos dias, surgiram notícias sobre o vazamento de fotos nuas pessoais de diversas celebridades na internet. E os especialistas da ESET América Latina – fornecedora de soluções de segurança da informação – identificaram que cibercriminosos têm aproveitado o interesse dos internautas pelo assunto para disseminar malwares (códigos maliciosos), voltados a infectar o computador e roubar informações dos usuários.

Os especialistas da ESET detectaram um golpe no qual os cibercriminosos sugerem em páginas da internet que o usuário baixe fotos nuas da atriz Jennifer Lawrence. O objetivo é infectar o equipamento utilizado com a variante do Win32/Fynlosky, um backdoor que permite controlar, de maneira remota, os sistemas infectados para roubar informações ou realizar transações, sem que o usuário perceba.

No caso específico das fotos de Jennifer Lawrence, quando o usuário tenta executar o programa para baixar as imagens recebe uma mensagem em inglês informando que não há uma conexão ativa com a Internet. Trata-se de uma forma de os cibercriminosos tentarem despistar o usuário, que tem seu computador transformado em um ‘bot’. Com isso, o equipamento passa a armazenar em arquivos de texto tudo o que o usuário faz no sistema e envia essas informações aos atacantes.

Para que o usuário não possa ver as informações que são armazenadas para serem enviadas para o cibercriminoso, o malware cria uma cópia oculta dentro da pasta "Meus Documentos" e desabilita o acesso ao Gerenciador de Tarefas, assim como ao Editor de Registros (regedit.exe).

Os especialistas da ESET também alertam para um falso vídeo da mesma atriz, Jennifer Lawrence, compartilhado pelo Facebook e que carrega um malware também voltado a roubar informações dos usuários.

“Uma forma de proteger-se desses golpes é ter uma solução de antivírus instalada e atualizada no computador ou em qualquer equipamento utilizado para acesso à internet. Além disso, o usuário precisa estar atento na hora de abrir qualquer link”, afirma Ilya Lopes, investigador da ESET Brasil. “Os internautas precisam ter cuidado redobrado na hora de clicar em links ou baixar conteúdos de fontes não confiáveis”, complementa.
←  Anterior Proxima  → Página inicial